quarta-feira, 15 de maio de 2013

Policial Militar se suicída por conta de perseguição de superior hierárquico no Ceará


MAJOR FARIAS, MAIS UM SÁDICO NA POLÍCIA MILITAR 

Perseguição! esse foi o motivo que levou o jovem policial militar Helias Silva Lima Junior, 28 anos, do Programa Ronda do Quarteirão a cometer suicídio ontem de noite. Esse é o reflexo de uma fase negra na história da polícia militar que já letinha levado dois militares esse ano, e agora vitimizou outro.

Já faz muito tempo que o Comando da Polícia Militar esqueceu-se de perseguir bandidos e está totalmente dedicado a perseguir seus próprios comandados, até a morte como estamos vendo. Esse caso não foi diferente. O jovem policial, cujos testemunhos dizem que era pacato e retraído, foi chamado à atenção por estar sem a boina durante o trabalho. Ele teria um problema sério de caspa e explicou ao Major Farias, que estava de serviço no dia. Porém, como é próprio desse oficial, chamou o policial e o ameaçou de todas as formas, e disse ainda que o iria perseguir por onde estivesse. A vítima recebeu dias após um Termo Acusatório e fez sua defesa (ele tinha um atestado médico comprovando seu problema), porém seu superior, o Cap. Otoniel, que já teria sido orientado pelo Major Farias, disse que seu caso já estava julgado. Isso queria dizer que por mais que o soldado estivesse certo e sua defesa perfeita ele iria ser punido. 

Sd Lima, vítima do Major Farias e do Cap. Otoniel
Desesperado o policial começou a ficar cada dia mais ansioso. Eram cinco dias de permanência disciplinar (prisão) por conta de uma cobertura. Segundo fontes que estavam no IJF (instituto dr.  josé frota) o policial estaria na casa de um amigo e reclamava muito, em desespero, por conta de sua punição injusta. Tentou se enforcar, mas não conseguiu. Foi então que ele disparou contra sua própria cabeça. O militar perdeu massa encefálica e iria precisar passar por uma cirurgia. Porém, não resistiu.

O Major Farias e o Cap. Otoniel já são bem conhecidos por seus meios sádicos de tratar seus subordinados. 

Essa história nos leva a uma reflexão importante: quantos policiais terão que tentar se matar para que se perceba que o Governo do estado está destruindo com os policiais militares, suas famílias e com a sociedade (visto eles levarem pras ruas esse estresse)? Uma série de perseguições tem sido desencadeada pelo Comando da Polícia Militar do Ceará contra seus subordinados. O Cel. Werisleik Matias (muito conhecido por ser insensível a policiais doentes, chegando a tomar constantes atitudes ilegais para persegui-los) tem dado aval para os oficiais perseguirem constantemente e sadicamente seus subordinados, protegendo-os contra qualquer ameaça judicial. Dezenas de transferências de policiais doentes foram realizadas. Vários policiais estão sendo demitidos ilegalmente em processos tendenciosos (ontem foram cinco). E toda a máquina investigativa do estado está concentrada em investigar PPMM e BBMM do Estado em vez de bandidos.

Enquanto os policiais se suicidam e morrem os bandidos ficam livres para continuarem seus delitos contra uma população acuada e abandonada pela cúpula da Segurança Pública.

                                     Non nobis Domine, non nobis, sed nomini tuo da gloriam


26 comentários:

  1. Não passa de um boçal na rua não deve ter coragem de encarar nenhum mendigo

    ResponderExcluir
  2. esse cara é um pilantra , cadê a justiça militar para cima desse otário, Ele tem que ser preso e expulso da PMCE. Lei é para todos inclusive para oficial de policia. Esse MAJORSINHO DE MEIA TIJELA Farias tem que ser expulso como o exemplo de cidadania. Governo Mostra hoje o pior exemplo para jovens não entrar na PMCE com esses exemplos. Para que os Jovens vão entrar na PMCE ? para ser perseguidos, Humilhados e com um salario ruim. Com um Governo desse que é um Ditador as coisas só tem a piorar.

    ResponderExcluir
  3. é triste ver que em todo o pais tem oficias incompetentes desse tipo que não tem moral pra ta no posto que ocupa e fica se aproveitando de regulamentos escravajistas.

    ResponderExcluir
  4. proteger esse é o lema ,mas, proteger quem? os marginais! sera possivel que em pleno seculo 21 ainda temos que presenciar esse tipo de barbaria. Perseguição oriunda de uma lei antiquada sem bom senso preocupada em somente com o exterior a apresentaçao do ser no caso o policial. E onde fica direitos como a dignidade e o fator ser humano? Sera que somos maquinas ou seres desalmados sem sentimentos? Sera esse o pensamento dos oficiais da PMCE?

    ResponderExcluir
  5. ESSES DOIS OFICIAIS ERRARAM, POR NÃO CONVERSAREM COM ESTE RAPAZ, INFELISMENTE ACONTECEU ISSO, MAIS CONVENHAMOS, QUE SÃO NORMAS, MESMO QUE IDIOTAS, MAIS QUE DEVEM SER CUMPRIDAS, EM QUESTÃO DE USAR BOINAS, FILHOS DE AMIGAS MINHAS ESTUDAM NESSAS ESCOLAS MILITARES, E LEVAM PUNIÇÃOE, DEVIDO FARDAMNTOS INADEQUADOS E ETC..NÃO JUSTIFICA O ACONTECIDO, MAIS SERÃO SEMPRE COBRADAS, SE NÃO , NÃO SERIAM NORMAS.CONHEÇO ESSE OFICIAL, MAJOR FARIAS, NUNCA OUVI FALAR QUE ERA UM HOMEM INCORRETO, ERRADO, BANDIDO COMO FOI CHAMADO, ELE PODE EXAGERAR EM NORMAS, MAIS BANDIDO, NUNCA OUVI FALAR EM TAL COISA.AS PESSOAS ESQUECEM , DAS FAMILIAS, FILHOS E MÃE, ELE CUMPRE AS NORMAS.IDIOTAS QUE LHE SÃO PASSADAS, MAIS TA DIFICÍL, POIS PODE ACONTECER FATOS COMO ESSES, QUE É INACEITAVÉL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defenda esse "cidadão", ele merece,afinal regras são regras. Ridículo.

      Excluir
    2. não é caso de defesa, é logica, pelo qual, ele procedeu.

      Excluir
    3. Acontece que as regras tem suas exceções, como nesse caso! Esse soldado estava com um LAUDO MÉDICO que justificava a falta da boina, esse cidadãomque deixou sua família estava respaldado e ainda assim foi coagido por seus "SUPERIORES" ! Vamos procurar saber e entender o que acontece dentro da PM CE pra poder opinar; uma pessoa pode mudar completamente quando sente o gosto do poder, por menor que seja, vc provavelmente conhecia o cidadão e não o Major!

      Excluir
    4. ATENÇÃO:

      Bandido, Assaltantes, Traficates e os demais dessa mesma classe, o CEARA está disponivel para qualquer tipo de fraquatua. A autoridade policial ja Autorizou.
      MAJOR FARIAS, MAIS UM SÁDICO NA POLÍCIA MILITAR

      Perseguição! esse foi o motivo que levou o jovem policial militar Helias Silva Lima Junior, 28 anos, do Programa Ronda do Quarteirão a cometer suicídio ontem de noite. Esse é o reflexo de uma fase negra na história da polícia militar que já letinha levado dois militares esse ano, e agora vitimizou outro.

      Excluir
    5. Isso e um Vergonhas eu quero saber se esses caras vão dar suporte a Família do Praça esse oficial de meia tigela se fosse aqui no meu estado quem ia morrer era ele

      Excluir
    6. Esse merda q fez esse comentario defendendo o major deve ser um oficial tb,por isso defende,ele fala de família,se referindo a pobre e coitada família do pobrezinho do major farias,mas se esquece de falar da família do soldado,q por não está com a merda da boina na cabeça foi "PRESO"como um marginal.Vai tomar no c..... hipócrita,indecente,cúmplice de marginal,

      Excluir
  6. Major Farias você um dia sentira o poder de DEUS na sua vida, estragou uma vida e um futuro, possa ser que venha sentir uma pouquinho de culpa isso e, que tudo que esta fazendo possa ser pago. não quero a justiça da terra não, mas sim a de DEUS.

    ResponderExcluir
  7. paralizaçao ja,esta e a linguagem que esses ditadores entedem,esse major farias e o mesmo que era cmt da companhia do antonio bezsrra quando foi tomada pelos pms grevistas,isso e uma forma de vingança dele.

    ResponderExcluir
  8. Enviaram para nós uma foto do computador da viatura do Ronda do Quarteirão tirada na noite em que o soldado Lima foi humilhado pelo Major Farias. A foto mostra uma ordem por mensagem para que todos os policiais de serviço usem boina, que na mensagem é chamada de cobertura. Na foto dá para ver claramente o nome do Major Farias como o autor da determinação. Não tem como negar. Culpado!

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=488370121218005&set=a.396942187027466.104557.372955319426153&type=1

    ResponderExcluir
  9. DECRETO Nº 4.346, DE 26 DE AGOSTO DE 2002, RDE estabelece:
    Dos Princípios Gerais do Regulamento

    Art. 3o A camaradagem é indispensável à formação e ao convívio da família militar, contribuindo para as melhores relações sociais entre os militares.

    § 1o Incumbe aos militares incentivar e manter a harmonia e a amizade entre seus pares e subordinados.

    § 1o É dever do superior tratar os subordinados em geral, e os recrutas em particular, com interesse e bondade.

    Tendo em vista a gravidade das denúncias, encaminhei a notícia publicada no blog, ao Ministério Público do Estado do Ceará qual compete apurar a veracidade das informações e tomar as providências cabiveis:

    http://blogdocavaleirotemplario.blogspot.com.br/2013/05/policial-militar-se-suicida-por-conta.html


    Recebi a resposta: Ouvidoria Geral do MP/CE
    11:00 (3 horas atrás)

    para mim
    Prezado Senhor Adilson. Cumprimentando-o, informamos que sua manifestação será encaminhada ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, do Júri e do Controle Externo da Atividade Policial (CAOCRIM), por ser este o órgão indicado a prestar as informações solicitadas e tomar as medidas cabíveis. Informamos que a Ouvidoria Geral do Ministério Público é apenas um canal entre as manifestações recebidas e os órgãos competentes. Desta forma, após o encaminhamento, a manifestação ficará arquivada em nosso sistema, vindo o órgão acima responder pelo caso daqui em diante. No mais, fica a Ouvidoria Geral sempre aberta para novas manifestações. As informações sobre as medidas tomadas e outras providências adotadas serão prestadas através dos seguintes contatos:

    Home page: http://www.mp.ce.gov.br/orgaos/orgaosauxiliares/cao/caocrim/caocrim.asp;

    ResponderExcluir
  10. A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (CDHC) precisa ser provocada e intervir neste caso. peçamos a digníssima presidente da comissão Deputada Eliane novais, que faça prevalecer os Direitos inerentes a pessoa humana também para os Policiais Militares do Estado do Ceará.

    ResponderExcluir
  11. VOCÊ ACHA COVARDIA O PM COMETER SUICÍDIO, VEJA AS RAZÕES!






    DIGNIDADE HUMANA!

    Por dignidade, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira entende como sendo “Decência, decoro”. Para De Plácido e Silva dignidade consiste no seguinte:

    [...] em regra se entende a qualidade moral, que, possuída por uma pessoa, serve de base ao próprio respeito em que é tida. Compreende-se também como o próprio procedimento da pessoa, pelo qual se faz merecedor do conceito público.

    Orlando Teixeira da Costa explana sobre o significado de dignidade da seguinte forma:

    A palavra dignidade provém do latim – dignitas, dignitatis – e significa, entre outras coisas, a qualidade moral que infunde respeito, a consciência do próprio valor. Ao falar-se em dignidade da pessoa humana quer-se significar a excelência que esta possui em razão da sua própria natureza. Se for digna qualquer pessoa humana, também o é o trabalhador, por ser uma pessoa humana. É a dignidade da pessoa humana do trabalhador que faz prevalecer os seus direitos estigmatizando toda manobra tendente a desrespeitar ou corromper de qualquer forma que seja esse instrumento valioso, feito à imagem de Deus.

    Para Márcia Novaes Guedes “O terror psicológico é o projeto de destruição individualizada da pessoa no ambiente de trabalho, que guarda estreita proximidade com o genocídio enquanto processo destinado a descartar seres humanos”. Hádassa Dolores Bonilha Ferreira define assédio moral como sendo:

    [...] um processo composto por ataques repetitivos que se prolongam no tempo, permeado por artifícios psicológicos que atingem a dignidade do trabalhador, consistindo em humilhações verbais, psicológicas, públicas, tais como o isolamento, a não-comunicação ou a comunicação hostil, o que acarreta sofrimento ao trabalhador, refletindo-se na perda da sua saúde física e psicológica.

    Marie-France Hirigoyen assim entende:

    [..] o assédio moral no trabalho é definido como qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude...) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.

    O assédio moral nas relações de trabalho subordinado ultrapassa as medidas sensatas e aceitáveis no tratamento dispensado ao empregado: é febril, excessivo, discriminatório e degradante atentado contra os direitos humanos. Para, além disso, deturpa o exercício do poder disciplinar. Altera-lhe o destino, desloca-lhe o objetivo. Há nele um abuso da prerrogativa que o direito reconheceu ao empregador.

    ResponderExcluir
  12. Continuação:
    A autora diz ainda:

    O assédio moral no ambiente de trabalho tem características específicas: é dirigido pelo empregador ou superior hierárquico ao subordinado e costuma ser repetitivo e duradouro. Manifesta-se pela coação ou pela discriminação, provocando no assediado sentimento de humilhação, frustração e inferioridade em relação aos demais integrantes da organização.

    Hádassa Dolores Bonilha Ferreira, referindo-se a Marie-France Hirigoyen, menciona o seguinte:

    Um dos elementos que a psicóloga enfatiza como inerente à perversidade é a incapacidade do agente assediador em considerar os outros como seres humanos. Tal constatação induz ao pensamento de que quando uma pessoa não é tratada como ser humano resta somente duas possibilidades: ou ela é tratada como coisa, uma propriedade de alguém, ou como animal. Em ambos os casos, o agente assediador estaria violando o terceiro princípio fundamental da República Federativa do Brasil elencado no art. 1º da Constituição Federal de 1988, a saber, a dignidade da pessoa humana.

    Em recente pesquisa realizada por Margarida Maria Silveira Barreto, foram entrevistados 2.072 trabalhadores (1.311 homens e 761 mulheres), sendo que 42%, 870 trabalhadores (494 mulheres e 376 homens), relataram já terem sido vítimas de assédio moral no ambiente de trabalho. O que mais impressiona é que 100% das vítimas masculinas tiveram sentimentos de revolta, vergonha dos filhos, indignação e pensamentos suicidas, sendo que 18,3% efetivamente tentaram o suicídio. Quanto às mulheres, 17% tiveram sentimentos de revolta, 10,7% vergonha dos filhos, 7% indignação e 16,2% pensamentos suicidas. Dessa maneira apreende-se como são arrasadores os reflexos ocasionados pelo assédio moral sob o ser humano.

    Infelizmente, dependendo do grau de perturbação do agredido (geralmente já no estágio de depressão profunda), o assédio moral pode levá-lo ao suicídio. Nessa inteligência, José Roberto Dias Leite:

    As agressões sofridas pelas vítimas no ambiente de trabalho desencadeiam distúrbios físicos e psíquicos e desenvolvimento de várias patologias. Esse processo pode levá-la à incapacidade permanente e até matá-la durante o expediente de trabalho e ou levá-la ao suicídio.

    ResponderExcluir
  13. Esse merda q fez esse comentario defendendo o major deve ser um oficial tb,por isso defende,ele fala de família,se referindo a pobre e coitada família do pobrezinho do major farias,mas se esquece de falar da família do soldado,q por não está com a merda da boina na cabeça foi "PRESO"como um marginal.Vai tomar no c..... hipócrita,indecente,cúmplice de marginal.Eu acho q ao invés de ter se suicidado ele deveria der dado uma camada de tiro era nesse major de merda.Queria ver se fosse aqui em pernambuco se ele não ia tomar no rabo.

    ResponderExcluir
  14. nao vi nada de desrespeito na foto... pelo contrario, foi bem suave ao solicitar que todos usassem a cobertura. ele tambem deve usar. enfim, e o regulamento da corporacao e todos que la entram sabem disso.

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus, dizem que acabou a ditadura.Será?Por causa de uma boina Major?Eu no meu entendimento e pelo pouco que vi aqui, penso que voce é desumano. O Militarismo não é seu lugar a patente lhe subiu a cabeça.Procure outra profissão.Exemplo: sem discriminação, presidiário assim lá no presídio voce vai achar a tampa da sua lata.valentão vestido de policial.


    ResponderExcluir
  16. http://akila-omeumundosecreto.blogspot.pt/

    leiam meu blogguer.....acho que irão gostar

    ResponderExcluir
  17. Ressuscitando o post.
    Este soldado deveria estar sofrendo de problemas psicológicos a mais tempo e este episódio da prisão por causa da boina foi a gota d'água.
    Francamente, não acho que uma punição de 5 dias seja motivo de alguém cometer suicídio. Com 27 anos de caserna eu vi muitos serem punidos com 3, 8, 10, 15, 30 dias e ainda receberem a maldita "dobra" de punição, numa época em que a perseguição era descarada e institucionalizada. Eu mesmo fui punido várias vezes por coisas banais e com penalidades absurdamente desproporcionais:
    - 3 dias de detenção (Sex, Sáb, Dom) por não ter colocado o nome de guerra numa camisa recém adquirida;
    - 3 dias de detenção por não ficar de pé e prestar continência a um tenente merdinha recém chegado, sendo que o mesmo passou por trás de mim e eu não o tinha visto;
    - 7 dias de pernoite (de 21h até 6h do dia seguinte) por chegar atrasado ao serviço. *Como o quartel não queria pagar o racho, eles intensificaram em punir com pernoite;
    - 3 dias de pernoite porque o Cabo-da-Guarda achou que a faxina não tinha ficado boa;
    - 8 dias de detenção para os três soldados Sentinelas-da-Guarda (eu e mais dois) porque sumiram 3 projéteis cal.38 da arma do sargento Comandante-da-Guarda. Ato sumário, sem nenhuma investigação. Simplesmente o sargento foi lá e disse pro TC "dono" da unidade e no final do expediente saiu o famoso "ARRANCHA !!!". E ainda tivemos que pagar os projéteis.
    - 3 dias de pernoite porque durante a vistoria semanal eu estava com a fivela suja e "cabeludo".
    Nesta época era comum os oficiais perguntarem: "Fulano de tal, você quer 1 dia pelo bol. ou 3 dias verbal???". Como eu era recruta, solteiro, não estudava, não tinha atividade extra, eu preferia cumprir a pena maior pra ficar com a ficha limpa.
    Hoje em dia, no lugar deste soldado, eu cumpriria a pena, depois juntaria todas as provas e tacaria um processo no rabo de quem assinasse a punição.

    ResponderExcluir
  18. Autoridade se conquista com respeito, serviço e exemplo. Não com opressão. Se o superior precisa de proteção legal para ser respeitado pelos seus subordinados, é porque não tem moral. Se não tem moral, é porque não é exemplo. Não é exemplo, porque não serve aos seus comandados. E não serve, porque não os respeita. Se não os respeita. nunca será respeitado. A atitude respeitosa deve partir de cima para baixo, não o contrário. A hierarquia deve existir, mas só funciona quando o respeito parte de cima para baixo. É admirando o superior que o subordinado se ajusta ao regulamento e sente orgulho de cumprir as normas. Enquanto a PM for um corpo orgânico, formado por seres humanos, é assim que tem que ser. Se o Estado espera lealdade sem reciprocidade, então que substitua seus homens por máquinas. Enquanto forem homens, assim devem ser tratados.

    ResponderExcluir
  19. ESSES ABUSO OCORRE DENTRO DAS POLICIAS MILITARES DE TODO BRASIL É POR ISSO QUE EU SOU FAVORÁVEL A DESMILITARIZAÇÃO A PEC 51 O FIM DA JUSTIÇA MILITAR, VIVEMOS NUMA DITADURA DENTRO DESSE REGIME SEBOSO DESMILITARIZAÇÃO JÁ

    ResponderExcluir